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Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Data de elaboração dos projetos: 2007.
Data de construção: 2015.
Áreas de construção: 20 mil m2.
Especialidades e Fases desenvolvidas: Acústica, Estruturas e Fundações, estudo prévio, licenciamento,
execução e assistência técnica.
Estágio da construção: Concluída.
LOD: 300 (apenas nos projetos de estabilidade).
Usos do Modelo BIM – Fase de Projeto: Documentação 2D baseada em Modelo 3D, Deteção de
Interferências, Extração de Quantidades e Análise Estrutural.
Usos do Modelo BIM – Fase de Obra: Coordenação do faseamento construtivo.
Identifi cação da Plataforma BIM e aplicações utilizadas: REVIT (Estrutura); AUTOCAD; Civil 3D (Civil; Geotecnia); Robot (Estrutura).

 

A estrutura singular do edifício é constituída exteriormente por um envolvente de grandes lâminas maciças de betão, que se enrolam em torno do seu núcleo para logo se libertarem sobre cada um dos três molhes de acostagem. Estas laminas em betão armado de curvatura dupla, altura variável de 6 a 14 metros e vão livre que, por vezes, ultrapassam os 40 metros, ora servem como apoio às lajes estruturais, ora servem propósitos exclusivos de composição.

Ao nível de sustentabilidade, no Porto de Leixões, a APDL apostou no fornecimento de energia elétrica a navios da Marinha e aos rebocadores contratados pela Petrogal. Este fornecimento está disponível em alguns cais de atracação, onde foram instalados ramais de alimentação de energia elétrica a partir de terra (até 250A, 380V), o que permite a redução das emissões, porque evita a queima do combustível próprio e, também, a diminuição do ruído.

ver mais em: Projects – LEVERAGING A BETTER TOMORROW (newton.pt) 

 

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